terça-feira, 15 de junho de 2010

Testemunho da Carina Brandão

Conforme prometido, aqui fica o testemunho da Carina Brandão, que se disponibilizou para partilhar a sua experiência. Um exemplo de força e determinação que nos inspira. Mais uma vez agradecemos a colaboração (e actualização das suas conquistas).

"Olá

É com grande satisfação que deixo aqui o meu testemunho de vida e espero vos ajudar de alguma maneira.

Bom, sou a Carina Brandão, tenho 26 anos e logo à nascença foi-me detectado uma deficiência congénita (Polineuropatia Muscular). Tenho uma irmã gémea com o mesmo tipo de limitação.

Tal como muitas crianças com deficiência, tive uma infância complicada devido à condição física, ao isolamento social, à descriminação por parte dos colegas, entre outras questões. No entanto, sempre fui uma pessoa sonhadora e descontraída e o facto de ter uma irmã gémea na mesma condição contribuiu significativamente pois sempre nos apoiamos mutuamente perante os obstáculos da vida.

Concluí o 1º, 2º e o 3º Ciclo do Ensino Básico, o Ensino Secundário e formei-me em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Neste momento, encontro-me desempregada mas até há pouco tempo estive a trabalhar no Alentejo.

Pratico natação desde os meus 10 anos onde durante 4 anos fui atleta de competição. Incentivo a qualquer pessoa com deficiência a praticar desporto pois aumenta a auto-estima e a confiança em si mesma.

Uma das outras conquistas foi a carta de condução onde possuo um carro adaptado.

Também gosto muito de viajar, de aventuras, de estar com os amigos e a família e de fazer voluntariado. Entre os vários sítios onde fiz voluntariado o que mais me marcou foi o Serviço Voluntário Europeu (SVE) em Itália durante 2 meses. Eu e a minha irmã Madalena sempre tivemos o sonho de estar uma temporada fora de Portugal…e aqui esta a prova que o sonho comanda a vida".

Beijos e Abraços,

3 comentários:

Rita disse...

E sabes que para ser feliz é preciso tão pouco...aprendo muito de ti!! :)

GiaSantos disse...

Carina
Obrigada pelo teu testemunho, alguém disse aprender até morrer, hoje contigo reaprendi que o enterrarmos a cabeça e esperarmos que os problemas passem não resolve nenhum dos nossos problemas.
Tenho 61 anos e nunca me foi detectada qualquer deficiência, eventualmente porque nunca procuraram no sítio certo, passei grande parte da minha vida lamentando não viver o sonho sonhado na minha juventude mas nunca fui à luta.
Um grande abraço

Filipa Marcos disse...

Go Go Carina!!! :D
É com um enorme prazer e orgulho que sou tua amiga e vivencio (ainda que há pc tempo infelizmente...) a tua força, luta e acreditar!
Continua! I´m with you!
Junto(a)/s conseguimos mais;)
Grande beijinho,
Filipa Marcos