quinta-feira, 3 de junho de 2010

Começámos!



Trabalho desde 2005 no Centro de Recursos para a Inclusão da CERCI Lisboa, que apoia crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais em contexto escolar regular. Acompanhava essencialmente alunos com problemáticas intelectuais e, portanto, com pouca consciência das suas limitações ou, pelo menos, com menor capacidade de as verbalizar. Ao longo deste ano lectivo, apoiei pela primeira vez crianças com problemáticas motoras mas com capacidades cognitivas adequadas à idade. Crianças obrigadas a passar por vários tratamentos dolorosos. Crianças que percebem que são diferentes de outras e carregam por isso um grande sofrimento e que o verbalizam palavra a palavra.


Estas crianças, para além do sofrimento pessoal que sentem, têm ainda de passar por maus tratos psicológicos e até físicos por parte dos colegas. Colegas que, devido às suas próprias problemáticas emocionais ou a outros factores, são capazes de uma crueldade inimaginável. Têm também de lidar com perguntas e olhares indiscretos de adultos que, sem querer e procurando ser sensíveis, as tratam com uma pena que dispensam.


Ao longo deste ano foram várias as ideias que me surgiram, embora tenham sido poucas as que pude colocar em prática. Dinamizar actividades nas turmas, colocando os colegas em situações em que pudessem vivenciar temporariamente uma qualquer limitação, era uma delas. E, por outro lado, a criação de um grupo terapêutico composto por crianças e jovens com problemáticas motoras, de modo a poderem partilhar as suas vivências e estratégias e a identificarem-se com as dos outros. Ambos os projectos ficaram adiados para o próximo ano lectivo.


Contudo, surgiu a ideia de criar este blogue que, de alguma forma, pode ser usado com esses dois objectivos. Os professores podem usá-lo numa aula, sensibilizando e levando os alunos a reflectir sobre o assunto. Do mesmo modo, outras pessoas (crianças, jovens, adultos) com condições idênticas poderão deixar o seu contributo. Pais, professores, médicos, qualquer pessoa…


O primeiro passo deste blogue é a publicação da entrevista realizada a duas crianças acompanhadas por mim. Foi uma proposta a que aderiram de imediato com entusiasmo e expectativa e, ao mesmo tempo, com receio pois tinham medo de ser gozadas ou de sofrer represálias. Desde o início que pensei em preservar a sua identidade, mas curiosamente elas próprias pediram anonimato. Daí que em parte alguma sejam referidos os seus nomes verdadeiros ou identificada a escola a que pertencem. Os Encarregados de Educação concordaram com este blogue, mediante as condições de privacidade descritas.


“Porco Espinho” e “Kika” foram os nomes escolhidos pelos alunos.


O Porco Espinho tem 11 anos e sofre de Miastenia Congénita. Com ar de doutor em ponto pequeno, tem um sentido de humor de me levar à gargalhada, mas as lágrimas também caem facilmente e sem aviso. Com um sentido crítico que poucos adultos terão, sofre com as injustiças (as suas e as dos outros) e verbaliza os seus sentimentos de uma forma que arrepia pois não é suposto uma criança desta idade carregar um peso tão grande.


A Kika tem 12 anos e sofreu uma Paralisia Cerebral antes de completar um ano. Com um ar angelical, parece uma princesa saída de um conto de fadas. Com uma energia e um sorriso que contagiam qualquer pessoa, a Kika está sempre acompanhada de uma grande revolta. Raiva e revolta são palavras que quase sempre entram nas suas frases, tirando-lhe a energia e o gosto de conviver com os outros. Tem sonhos grandes e tem uma imaginação que a leva a um outro mundo, de onde não quer sair.


São os meus heróis! Espero que a entrevista que se segue sirva para inspirar outros heróis a partilhar as suas experiências e outros menos heróis a reflectir, fazendo este projecto crescer

4 comentários:

M_R disse...

Muitos parabéns pela iniciativa!! Um blog com futuro,certamente... Mas acima de tudo com presente e capaz de alertar para muita coisa! Continuem...

Marco Rodrigues (http://terapia--ocupacional.blogspot.com/)

Carina Brandao disse...

Olá

Sou uma jovem de 26 anos e desloco-me em cadeira-de-rodas. Tive acesso ao blog Crescer Sentado: A Vida numa Cadeira de Rodas pelo facebook e achei-o muito interesente. É de louvar a sua iniciativa. A entrevista está muito bem conseguida. Revi-me um pouco nessas duas crianças.
Também já tive a idade delas e também já senti na pele essa discriminação.
Gostava de ajudar de alguma forma essas crianças com o meu testemunho ou de alguma outra forma. Mostrar-lhes que é possível ultrapassar essa fase e aprender a viver com as limitações. Transmitir-lhes que é possível levar uma vida como as outras crianças/jovens dentro dos limites de cada um. Eu estudei, sou licenciada, tenho a carta de condução, pratico desporto e já fui atleta entre outras coisas.

Adorei o blog e vou estar atenta a todas as notícias.

Estou disponível para apoiar e participar no que for necessário.


Carina Brandão

Crescer Sentado disse...

Cara Carina Brandão:

Agradeço a sua participação e as palavras de encorajamento aos nossos meninos :) Penso que seria muito positivo contar com a sua partilha. Para que possa dar-lhe acesso à publicação de tópicos, se desejar envie o seu e-mail para crescer.sentado@gmail.com
Até breve!

Isabel Costa disse...

Parabéns à psicóloga responsável por este projecto. O país precisa de pessoas dinâmicas.
Ao Porco-Espinho e à Kika, obrigada pelo atitude corajosa e exemplar como enfrentam as dificuldades que o dia-a-dia vos apresenta, quer devido à doença, quer devido à falta de sensibilidade mostrada por muitos dos que se cuzam com vocês.
Isabel Costa